17 de outubro de 2012

Os medicamentos nos pintassilgos

Cá está um tema muito sensivel sem dúvida.
Tratamentos preventivos, sim ou não?
Para quem anda nestas andanças ha pouco tempo e mediante a quantidade de informação a que se tem acesso, nomeadamente através dos foruns da especialidade, admito que se possa gerar uma confusão enorme sobre o que se deve ou não fazer.
Passo então a relatar o meu caso, ou seja, quando entrei no mundo dos pintassilgos, e tal como a maior parte dos casos, tinha a paixão pelas aves, mas muito pouca informção, e como a maior parte das pessoas, lá fui eu para a net para tentar aprender um pouco com quem sabia, mas desde logo me deparei com muita informação, mas  difusa, confusa, e com todo o tipo de receitas milagreiras, desdes chás até produtos importados.
No início tinha mortalidades elevadas, e comecei por dar vinagre de cidra, e ESB 3 como preventivo e mesmo como tratamento, mas nem por isso a mortalidade baixava, pelo contrário, as aves ficavam com o sistema imunitário destruido e morriam até de uma "corrente de ar".
Decidi então que o melhor era deixar de fazer tratamentos preventivos e medicamentos só mesmo em último recurso.
Até que subi um degrau e comprei uns majors, e como não são nada baratos, decidi não correr mais riscos, e por intermédio de um amigo fui ter com um veterinário especialista em aves. Após muitas horas de conversa fiquei a perceber que muitas das mezinhas que se tinham como saudaveis para as aves, eram nada mais, nada menos inócuas para as aves, e decidimos fazer um plano para as aves mediante a época do ano.
Comecei por recolher fezes de todas a s aves para saber realmente se havia algum problema com as aves, para depois poder então tratá-lo.
1º Problema - Nivel de cocideos muito alto, estavam no limite.
2º Problema - Ornitose nas aves ( surge com variações de temperaturas bruscas)

Passamos então ao tratamento das aves, e depois de voltar a fazer análises ás aves o problema estava resolvido, e eu entretanto resolvi o problema das mudanças bruscas das temperaturas com umas obras.

Agora estou a vacinar as minhas aves com uma vacina desenvolvida por esse veterinario em colaboração com um laboratório, vacina essa que alem de eliminar a ornitose definitivamente, é remédio santo contra todas as bactérias.

Nota: A vacina ainda não se encontra no mercado, eu e mais um amigo meu estamos a trabalhar neste programa de desenvolvimento das vacinas, cedendo as aves, pois a vacina já tinha sido testada em laboratório, mas era preciso testar a vacina em 2 colonias diferentes, e, meus amigos, os resultados não podiam estar a ser melhores.

Tratamentos preventivos, sim ou não?

Sim, desde que devidamente supervisionados por um profissional, pois apesar dos gastos com veterinário, perde-se muito mais dinheiro por cada baixa que tenhamos no plantel.

5 comentários:

  1. amigo simão
    onde se pode adquirir a vacina?
    e qual o custo dela?

    abraço

    ResponderEliminar
  2. Amigo Augusto, como referi a vacina ainda não está no mercado.
    Para mim não teve custos , pois cedi as minhas aves para testar a vacina, e por enquanto as coisas estão a correr muito bem, penso k em breve a Ibercare irá lançar para o mercado a vacina.
    Logo k haja novidades eu publicarei aki no meu blog

    Abraço

    Simão

    ResponderEliminar
  3. obrigado amigo simão

    estareiu atento ao seu blogue...


    abraço

    ResponderEliminar
  4. O melhor remédio para os pintas é TILOSAN a melhor ração é marca PENA BRANCA não tem sementes negras

    ResponderEliminar
  5. se quiserem criar PINTAS VAO AO BLOG DE raul soro É BARRA EM PINTAS

    ResponderEliminar